Sobrenomes ibéricos e italianos, de origem religiosa. É referência a Jesus Cristo, Hominum Salvator, o “Salvador dos Homens ou da Humanidade”. Salvador, do latim salvator ou salvatoris, a “ação de salvar”, “salvação”. Foi usado inicialmente como nome próprio e só depois como identificação familiar.
Além de famílias cristãs, também foi adotado por famílias judaicas convertidas. Temos como exemplo Joseph Salvador (1716-86), comerciante inglês e membro da Royal Society, que era descendente de judeus sefarditas portugueses.
Há diversas famílias sem ligação alguma entre si. Algumas variações do sobrenome são Salvador (especialmente entre os ibéricos); Salvadore ou Salvadori e Salvatore ou Salvatori (entre os de origem italiana).
No Brasil, há um grande número de imigrantes chegados ao país, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, no final do século 19. São imigrantes vindos de Portugal, Espanha e Itália. Entre eles, mencionamos o português Jacinto Salvador (1883), o espanhol Alfredo Salvador (1893), e os italianos Santo Salvatori (1884), Alfonso Salvadore (1887) e Amadeu Salvatore (1891).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, mencionamos o jornalista Fausto Salvadori Filho e o ator e modelo Malvino Salvador.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA