Sobrenome toponímico português com origem na vila de Proença-a-Velha, na província da Beira Baixa. Etimologistas afirmam que o vocábulo tem origem no provençal Proensa, que viriam do latim Provincia Romana, uma região administrativa da antiga Roma, localizada no que é a moderna Provença, na França. Isso indica que a vila portuguesa pode ter sido fundada por alguém com origem na Provença.
O nome mais antigo conhecido é o de Aires Gonçalves de Proença, que viveu no século 14 (ele nasceu antes de 1360 e esteve envolvido em uma luta contra o mestre de Avis entre 1383-5). É possível que ele seja o ancestral de Álvaro de Proença, que viveu no século 15 e foi bisavô de Belchior de Proença, escudeiro-fidalgo da Casa do cardeal-infante dom Afonso de Portugal (1509-40), irmão de dom João III (1502-57), e guarda-roupa do príncipe de Piemonte.
O sobrenome chegou ao Brasil no século 16, entre outros, com Paulo Proença, juiz ordinário de Santo André (1555), e Antônio de Proença, juiz ordinário e de órfãos de São Paulo (1582), capitão de cavalos (1599) e ouvidor da capitania de São Vicente (1602).
Além da origem lusa, o sobrenome Proença também foi adotado por escravizados africanos e cristãos-novos, judeus convertidos à força ao cristianismo no século 15.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a atriz Maitê Proença.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA