Sobrenomes patronímicos alemães, com origem no nome próprio Nikolaus (Nicolau) — Klas (ou Klaus) é forma contraída de Nikolaus. O prenome Nicolau vem do grego Nikólas, “vitorioso do povo”. Entre os países germânicos, Nikolaus ou Sankt Klaus é o Papai Noel. Em casos específicos, Klas(s) pode pode indicar origem tcheca, onde klas significa “espiga de milho”, o que indicaria uma ocupação (um agricultor) ou apelido (alguém alto ou magro).
A forma Klaus é conhecida desde o século 13, em Basel, na Suíça. Já Klas é mencionada pela primeira vez em 1381, em Renningen, próximo a Stuttgart, na Alemanha. Klas ou Klaus ainda são usados como nome próprio. Além de Klas, Klass ou Klaus, existem as formas Clas ou Claus.
No Brasil, o sobrenome chegou na primeira metade do século 19, com Michael Klaus, que desembarcou em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com esposa e filhos, em 22 de setembro de 1847. Chegaram no vapor Fluminense. De Hamburgo até Rio Grande, fizeram a viagem no brigue Henriquetta Sophia.
Já os Klas chegaram na segunda metade do século 19. Jacob Klass chegou a Vitória, no Espírito Santo, em 1872, a bordo do navio Zorida. Desembarcou com esposa e quatro filhos e se dirigiu para colônia Santa Leopoldina. Há outras famílias, estabelecidas em diversas regiões do país.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Alfredo Bertoldo Klas (1915-2013) ex-combatente da FEB durante a Segunda Guerra, político e historiador.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA