Carpi é um sobrenome toponímico italiano. Pode ser uma referência à comuna de Carpi, na Emília-Romanha, província de Modena. Ou, então, a um ancestral que vivia próximo de uma floresta de carpini (ou carpine), que trabalhava ou comercializava a madeira. O carpini (Carpinus betulus) é uma árvore nativa da Europa, de porte médio, que, por ter a madeira bastante dura, era usada na construção de habitações e na fabricação de móveis.
Além de Carpi, Carpini, Carpine, Carpesani e Carpeggiani têm a mesma origem.
No Brasil, o sobrenome Carpi chegou no final do século 19, com a imigração italiana. Entre os pioneiros, destacamos a família de Pio Carpi, que chegou a São Paulo em 1885 a bordo do vapor Savoie, com a esposa e cinco filhos; e a de Cesare Carpi, que desembarcou em Vitória, no Espírito Santo, com a esposa e quatro filhas, em 1886. Estes vieram como passageiros do Ádria.
Entre as personalidades com este nome de família, mencionamos a poeta e escritora Maria Carpi.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA