Duarte é um sobrenome patronímico ibérico, com origem no nome próprio Eduardo. A forma antiga de Eduardo é “Eduarte”, do francês Edouart, que veio da antiga língua anglo-saxônica Eadweard, onde ead significa bens ou riqueza e weard quer dizer guarda. Ou seja, guardião de riquezas.
Eduardo era o nome do rei de Wessex, na Inglaterra, Eduardo, o Velho (874-924). Em Portugal, o nome foi popularizado com o rei dom Duarte I (1391-1438), “o Eloquente”, segundo rei da dinastia de Avis, que herdou o prenome do bisavô, o rei Eduardo III da Inglaterra (1312-77). De Portugal o sobrenome teria passado a Espanha, primeiro para reino de Aragão e depois para as Astúrias.
É provável que existam famílias sem ligação alguma com os Duarte de origem patronímica, já que historiadores espanhóis também levantam a hipótese de que sobrenome possa ter origem basca. Neste caso viria de Huarte, dos elementos ur, água ou rio, e arte, entre. Ou seja, significaria entre águas ou entre rios e, portanto, um sobrenome toponímico.
No Brasil
O sobrenome chegou à América com os colonizadores espanhóis e portugueses.
No Sul do Brasil, o sobrenome aparece entre os casais açorianos chegados durante o século 18. Entre eles, João Duarte, a esposa Maria Teresa e os sete filhos, mencionados em documentos de 1780.
Embora não seja comum entre os judeus, existem referências a cristãos-novos, judeus convertidos ao cristianismo, como Diogo Gomes Duarte, denunciado em Amsterdã, em 1612.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Maria Eva Duarte (1919-52), a “Evita”, esposa do presidente argentino Juan Domingo Perón; o jornalista e escritor Marcelo Duarte e a atriz Regina Duarte.
Por Rodrigo Trespach.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA