Lacerda é um sobrenome com origem em um apelido. O primeiro a usá-lo foi dom Fernando de la Cerda (1256-75), primogênito do rei dom Afonso X de Castela, o Sábio (1221-84), e dona Violante de Aragão. Dom Fernando nasceu, segundo os cronistas da época, com um a mecha de cabelos no peito, uma guedelha ou “la cerda”, de onde tirou o apelido. Ele casou com Branca de França, filha de São Luís, rei francês.
O sobrenome chegou a Portugal no tempo do rei dom João I (1357-1433), com o fidalgo Martim Gonçalves de la Cerda. Do original espanhol La Cerda, o sobrenome tomou a forma portuguesa Lacerda.
No Brasil
Da Península Ibérica o sobrenome passou à América. No Brasil, provavelmente o nome mais conhecido com este sobrenome seja o do jornalista Carlos Frederico Werneck de Lacerda (1914-77), o Carlos Lacerda, chamado de “o Corvo”, principal inimigo político do presidente Getúlio Vargas durante o período democrático (1950-54). Lacerda foi governador da Guanabara (1960-65) e fundador da editora Nova Fronteira.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o historiador Rodrigo Lacerda, o cantor Genival Lacerda e o ator Thiago Lacerda.
Por Rodrigo Trespach.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA