Leme é um nome de família português com origem no cavaleiro flamengo Willem Lem (Lehm ou Lems), nascido por volta de 1340 em Bruges, nos Flandres (na Bélgica atual). O sobrenome tem origem no termo flamengo lems ou lem, argila ou barro, o que poderia indicar a profissão de um ancestral.
De uma família de comerciantes, Maerten Lem (Martim Leme, em Portugal) teve grande prestígio na corte portuguesa do rei dom Afonso V (1432-81), tendo enviado os filhos e ajudado a financiar a luta contra os mouros no norte da África, o que lhe valeu a nomeação de fidalgo da Casa Real em 1471. Martim Leme foi também conselheiro e mordomo do imperador Maximiliano I (1459-1519).
No Brasil
De Portugal a família passou para Funchal, na ilha da Madeira, e depois ao Brasil, onde Antão Leme foi juiz ordinário de São Vicente (São Paulo) em 1544, sendo o patriarca do importante tronco dos Leme paulistas.
Dado a importância da família à história do povoamento lusitano na América, existe um grande número de pesquisadores que se debruçaram sobre a história e a genealogia dos descendentes de Martim Leme, tanto do ramo que veio para o Brasil quanto dos que permaneceram na Europa Central. Entre eles, um dos pioneiros, Pedro Taques de Almeida Paes Leme (1714-77), genealogista e historiador, autor de Nobiliarquia Paulistana Histórica e Genealógica e a História da Capitania de São Vicente.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o diplomata e escritor Ernesto Leme (1896-1986) e a atriz Fernanda Paes Leme.
Por Rodrigo Trespach.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA