Sobrenome toponímico português, com origem em Avranches, na Normandia, França. A região tem origem no nome da tribo gálica dos Abrincatui, que habitavam a área antes da chegada dos romanos.
Foi tomado por sobrenome pela família de dom Álvaro Vaz de Almada (1390-1449), conde de Avranches e valido do infante dom Pedro de Portugal (1392-1449), duque de Coimbra e filho do rei dom João I (1357-1433). Os descendentes do segundo matrimônio do conde, com dona Isabel da Cunha, é que passaram a usar o nome do condado como identificação.
Em Portugal, Avranches foi corrompido para “Dabranches” e “Abranxes”, antes de finalmente se fixar como Abranches e também Abrantes.
No Brasil, o sobrenome está presente desde o início do povoamento. Dom Afonso de Lencastre, duque de Abrantes (1597-1654), foi donatário da capitania de Porto Seguro (1626-54), e José Luís de Meneses Abranches Castelo Branco e Noronha (1742-92), conde de Valadares, governador de Minas Gerais (1768-1773).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Frederico José Cardoso de Araújo Abranches (1840-1903), governador do Paraná (1873-5) e do Maranhão (1875-6), e origem do nome do bairro de Abranches em Curitiba, Paraná; e o cientista político e escritor Sérgio Abranches.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA