Sobrenome toponímico português, com origem no cavaleiro inglês conhecido por “Guilherme Longa Espada“, ou “Almadão”, mestre de campo que lutou com dom Afonso Henriques (1111-85) no cerco de Lisboa, em 25 de outubro de 1147. Em mercê, Guilherme recebeu do monarca a área da futura vila da Almada, chamada até então de Vimadel, de onde tomou o sobrenome.
A etimologia viria do árabe al ma’adan (ou madana), “mina de ouro ou prata”, referência ao local de extração de metais no período da ocupação islâmica da Península Ibérica.
Diversos Almada serviram aos reis portugueses, entre eles João Vaz de Almada, cavaleiro da Ordem de Jarreteira, dom Álvaro Vaz de Almada, que morreu na batalha de Alfarrobeira (1449) e dom Antão de Almada, um dos Quarenta Conjurados, nacionalistas que articularam o fim do domínio espanhol em Portugal (1640). Em 1793, dom João VI, então regente da rainha dona Maria I, concedeu a Lourenço José Boaventura de Almada (1758-1815) e a seus descendentes o título nobiliárquico de conde.
O sobrenome está ligado à história do Brasil por meio de dom Lourenço de Almada (1645-1729), governador-geral da colônia (1710-1), entre outros.
Destacamos, como personalidade com o sobrenome, a jornalista Déborah Almada.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA