Sobrenome toponímico espanhol, com origem nas cidades de Almansa, na província de Albacete, ou Almanza, em Leão. A etimologia das palavras vem do árabe al-mansaf, “meio caminho”. No caso de Almansa em Albacete (antigo reino da Múrcia), faz referência à localização da cidade, que se situa entre Valência, Múrcia e Alicante.
O nome mais antigo conhecido é o de Luis de Almansa y Valderrábano, senhor de Alcanices, em Zamora, que viveu no final do século 14 e que, segundo alguns, descenderia dos reis das Astúrias e de Leão. O sobrenome também é encontrado em documentação antiga como “Almança” e entre os judeus sefardins da Península Ibérica.
O primeiro deste sobrenome a chegar a América foi Martín Enríquez de Almanza, vice-rei da Nova Espanha (1568-80; 1581-3). No Brasil, há diversos imigrantes chegados ao país no século 19 e 20, especialmente entre 1900-10.
Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos o livreiro Ivo Almansa, proprietário da tradicional livraria Martins Livreiro, em Porto Alegre.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA