Alonso é um sobrenome patronímico espanhol, com origem no nome próprio Afonso (ou Alfonso), do germânico Hathus-funs, que é comumente traduzido como “guerreiro preparado para o combate”. Para alguns, no entanto, viria de Alfons, ou Adalfuns, cujo significado seria “nobre diligente”.
É bastante antigo na Península Ibérica, remontando ao primeiro milênio da Era Cristã. Entre os nomes históricos conhecidos, mencionamos o rei Alfonso I de Aragão, o Batalhador (1073-1134), e o cavaleiro Fernando Alonso, que acompanhou a Rodrigo Díaz de Vivar, El Cid (1043-99), na tomada de Valência.
No Brasil, como sobrenome, Alonso e Alonzo estão presentes desde o século 19. O negociante espanhol José Manuel Antonio Alonso é registrado no Rio de Janeiro em 1808. Mais tarde, há diversos imigrantes desembarcados nos portos do país. Entre outros, mencionamos Manuel Alonso, chegado a São Paulo a bordo do vapor Africa, em 1883; e Vicente Alonzo, natural de Vigo, na Espanha, que aportou em Santos em 1885.
Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, destacamos o automobilista espanhol Fernando Alonso Díaz.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA