Sobrenome patronímico de origem ibérica. Álvares ou Alvarez significa “filho de Álvaro”. A origem do prenome Álvaro é controversa. Para alguns, teria vindo do árabe, de al-barî, “o perfeito”, ou al-bâri, “o brilhante”. Para outros, a origem é germânica, vindo de Alawars, “o que tudo vigia ou defende”, de Altwar, “casa velha”, ou Alfhari, “guerreiro dos elfos”.
Além de Álvares (a forma mais comum entre os lusos) e Alvarez (em espanhol), existem ainda as formas Álvar, Álvaraz, Albar e Albarez, entre outras.
Há um grande número de famílias Álvares e Alvarez sem qualquer ligação entre si. No Brasil, somente no Rio de Janeiro dos séculos 16 e 17, havia mais de noventa famílias Álvares. Entre as mais antigas está a de André Álvares, que foi casado com Domingas Cardoso (1624) e com quem teve cinco filhos. Os chamados cristãos-novos, judeus convertidos à força no final do século 15 e que se espalharam pela Europa e pelas Américas, também adotaram o sobrenome. No Nordeste brasileiro, como membros da congregação Tzur Israel de Recife (1648-54), aparecem os nomes de David Álvares, David e Daniel Álvares Torres.
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos o escritor romântico Manoel Antônio Álvares de Azevedo (1831-52) e o jornalista e escritor Rodrigo Alvarez.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA