Sobrenome toponímico ibérico, com origem em Amarante, localidade no distrito do Porto. A denominação vem de uma espécie de planta, cujo nome vem do latim amaranthus e do grego amárantos, e significa “imarcescível”, “o que não perde o frescor” ou “que não murcha”. Além de Amarante (a cidade), pode indicar o lugar de residência ou de trabalho de um ancestral (o campo) ou ser a indicação de um nome próprio (patronímico).
Entre os italianos, a origem pode estar no termo medieval (do século 14) Ammirante (ou Almirante), que designava um “comandante” — ainda hoje é o nome de um posto na hierarquia militar naval. Este vem do árabe al-mir, “o chefe” ou “o príncipe”.
No Brasil, o sobrenome é mencionado desde pelo menos o século 17. Gonçalo de Amarante casou por volta de 1644, no Rio de Janeiro, com Catarina Dias e com ela teve geração. No final do século 19, há registros de chegada de imigrantes de diversas nacionalidades, como o português João dos Santos Amarante (1887), o espanhol José Amarante (1891) e o italiano Luigi Amarante (1890).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o estilista Eduardo Amarante.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA