Sobrenome ibérico e italiano, com origem religiosa. Era usado como nome próprio, do latim Ambrosius, que veio do grego Ambrosios, “pertencente aos imortais”, “imortal”, referência à natureza divina, graças à ambrosia, o alimento ou perfume dos deuses do Olimpo.
Tornou-se popular entre os cristãos principalmente devido a Aurélio Ambrósio (ca. 340-397), arcebispo de Milão, santificado pela Igreja Católica como Santo Ambrósio. Durante a Idade Média ainda era muito usado como prenome, antes de ser adotado como nome de família. Entre alguns nomes conhecidos, mencionamos o de Ambrósio Fernandes Brandão (1555-1618), grande escritor luso que viveu no Brasil Colonial.
Na Península Ibérica, os sobrenome é escrito Ambrósio ou Ambrosio. Na Itália, além de Ambrosio, são encontradas as formas Ambrosini, Ambrosino, Ambrogi e Ambrogio, entre outras. Como procede de um nome religioso, há mais de uma família sem que haja ligação alguma entre elas.
No Brasil, o sobrenome está presente desde o período colonial, com os portugueses; e desde o século 19, com os imigrantes italianos. Entre outros temos Bartolomeo Ambrogio (RS, 1876), Agostino Ambrosini (ES, 1877) e Alfonso Ambrosio (SP, 1892).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos a modelo Alessandra Ambrósio, que é descendente de italianos.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA