Sobre Nomes

Amor, Love

Amor e Love fazem parte do grande número de sobrenomes com origem em expressões carinhosas, trocadas entre pessoas ou amantes, por afinidades ou formalidades sociais, transformadas inicialmente em apelidos e, mais tarde, em nomes de família em diversos países.

Nos países em que a língua é derivada do latim — as chamadas línguas latinas ou românicas —, a origem está em amor ou amoris, de “amizade”, “afeição” ou “amor”. Daí surgiram vários sobrenomes: Amantes, Amores, Amor e Amorim ou Amorín (em espanhol e português); Amans e Amat (catalão); Amati, Amore, Amori e Amorino (italiano); e Amour e Lamour (francês).

Em culturas nas quais predominam as línguas germânicas, pode haver mais de uma origem para esses nomes de família. Entre os falantes do inglês ou no ânglico-escocês, a origem está no inglês antigo, do nome feminino Lufu, “amor”, ou sua forma masculina Lufa; ou, então, no francês anglo-normando louve, a “fêmea do lobo”. Assim, na Grã-Bretanha ou nos países com influência inglesa, encontramos os sobrenomes Love, Loveday, Lovelace e Lovely, entre muitos outros.

Nos países de língua alemã, os sobrenomes podem derivar de um apelido, do médio alto-alemão liep, “amor” ou “amado”, ou da contração de um prenome antigo, como Lippold, Hartlieb ou Liebhild, procedentes do antigo alto-alemão liut ou do antigo saxão liud, “povo”. Aqui temos: Lieb, Lieberz e Liebermann.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA