Anchieta é um sobrenome toponímico espanhol de origem basca, especialmente de Azpeitia, em Guipúzcoa, no País Basco. Vem de anzi, “tamujo”, nome de uma planta que cresce próximo aos rios, mais o sufixo plural –eta; ou de anchi, “pântano”, mais o sufixo plural –eta, significando assim “lugar de pântanos”. Tem variações como Ancheta, Anchieba e Anzieta.
O sobrenome chegou ao Brasil no começo da colonização portuguesa, com o padre jesuíta José de Anchieta (1534-97), nascido nas ilhas Canárias e filho de pai basco. Anchieta foi primeiro gramático da língua tupi. Chegou a Salvador, Bahia, em 1553. Partiu para São Paulo, onde fundou, com o padre Manuel da Nóbrega, o Colégio de São Paulo em 1554, que viria a ser embrião da cidade de São Paulo. Foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II (1920-2005).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o ex-jogador de futebol uruguaio Atilio Genero Ancheta, que atuou no Grêmio de Porto Alegre, entre 1971 e 1979.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA