Antunes

Antunes é um sobrenome patronímico português, com origem no prenome Antônio, do latim Antonius. O termo é controverso. Já na antiga Roma existia a distinta família Antônia, que descenderia de Ánton, filho de Hércules. Alguns etimologistas acreditam que a origem é Antius, vanguardeiro, ou Antistius (de antistes), chefe. Outros remontam aos gregos, de antéo ou antáo, de opor-se ou fazer frente a algo. O nome se tornou popular com Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa (1195-1231).

Há diversas famílias que utilizam o sobrenome, não tendo ligação uma com a outra. Entre os nomes mais antigos mais importantes está o de Simão Antunes, de Vila Viçosa, no Alentejo, que a serviço da rainha dona Isabel de Castela (1451-1504) e do rei dom Fernando II de Aragão (1452-1516) se distinguiu nas guerras de Flandres, recebendo o posto de mestre de campo e uma comenda da Ordem de Cristo.

No Brasil

De Portugal o sobrenome chegou ao Brasil, principalmente durante os séculos 18 e 19, especialmente com o inicio do povoamento da colônia com açorianos. Mas já desde o início da colonização há menções ao sobrenome. Heitor Antunes e a esposa Ana Rodrigues viveram na Bahia do século 16, sendo denunciados por manter costumes judaicos. Ela foi levada a Lisboa em 1593 e condenada a fogueira, morrendo, no entanto, antes da execução da sentença.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor português António Lobo Antunes e o ator brasileiro Jackson Antunes. 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima