Sobrenome toponímico espanhol, com origem basca. Vem de arte, “azinheira” (Quercus ilex) ou de artze, “lugar pedregoso”. Embora normalmente não venha acompanhado de preposição, o nome de família indica o lugar de origem de um ancestral. Arce é nome de localidades em Santander e Navarra. A região de origem da família seria as Astúrias de Santilhana, na Cantábria, sendo Garci Sánchez de Arce (“Arse”), escudeiro de Pedro Fernández de Velasco, o mais antigo nome conhecido. Tendo vivido no século 14, ele teria casado e se estabelecido em Villerías. Mas há quem afirme que os primeiros vieram da França no tempo do infante dom Henrique (depois rei como Henrique II de Castela, 1334-79), que destronou o rei e irmão dom Pedro (1334-1369).
Na França, há Arcy, nome de localidades no Aisne, Aube, Marne e Younne, e o brasão da família espanhola usa no escudo cinco flores-de-lis, flor muito usada na heráldica francesa. De todo modo, como trata-se de topônimo, podem existir mais de uma família sem relação alguma entre elas.
No Brasil, embora o sobrenome seja encontrado em listas de imigrantes do final dos anos 1890, ele é mais conhecido devido ao ex-jogador e treinador de futebol paraguaio Francisco Javier Arce Rolón, o Chiqui Arce.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA