Sobrenome espanhol, com origem galega — segundo alguns, procederia dos reis suevos. A etimologia, entretanto, não é clara: poderia vir da raiz germânica ar, de “águia”, usado como nome totêmico (de adoração a esse animal), ou do patronímico Ares ou Aires, prenome comum na Idade Média, que viria do nome germânico Ariovaldo, de Ariawald, “aquele que governa os nobres” (ver sobrenome Aires). Há quem acredite que Árias tenha origem toponímica, vindo de ara ou ari, “sítio povoado de samambaias”.
No Brasil, o primeiro deste sobrenome foi o capitão Miguel Arias Maldonado (cal.1566-1650), nascido na ilha de Gran Canaria, Espanha, e estabelecido no Rio de Janeiro por volta de 1597. Casou-se com Maria de Medeiros em 1596 e com Bárbara Pinta de Castilhos em 12 de janeiro de 1622 no Rio de Janeiro. Mais tarde, há registros dos espanhóis Pedro Arias, chegado ao Rio de Janeiro em 1822, tendo partido para Cuiabá, e do tenente Vicente Arias, que esteve no Rio em 1820, tendo como destino Montevidéu, então Cisplatina (hoje Uruguai).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Juan Arias.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA