Avelar

Várias avelãs, fruto da aveleira (Corylus avellana)

Sobrenome toponímico português, com origem na quinta de Avelar, freguesia de Pias, concelho de Lousada. Avelar procede da forma latina abellanale, o lugar onde nascem ou se planta avelãs – o fruto da aveleira tem o nome derivado do latim avellana, literalmente “noz de Abella”, uma cidade na Campânia, no sul da Itália.

Os primeiros de que se têm notícia foram os filhos de Estevão Dias de Mouriz e de dona Maria Martins do Avelar, filha do Martim de Aragão, fidalgo que chegou em Portugal acompanhando a esposa do rei dom Sancho I (1154-1211). Herdeira da quinta de Avelar, dona Maria Martins repassou a identificação familiar toponímica aos descendentes. Após sua morte, Estevão Dias se casou com dona Estefânia da Maceira e os filhos do matrimônio também receberam Avelar ou Avellar como sobrenome.

No Brasil, o sobrenome chegou no século 17 com administradores coloniais. Paulo Soares de Avellar foi capitão-mor do Grão-Pará (1646) e Domingo Thomaz de Avellar, capitão-mor de São Jorge dos Ilhéus (1705-8). Outro nome da família é o do português Antônio Ribeiro de Avelar (1750-94), natural de Alenquer e cavaleiro da Ordem de Cristo, fundador da fazenda de Pau Grande, no Rio de Janeiro, em 1770. De seu casamento com Antônia Maria da Conceição (1758-1828) teve os filhos que deram seguimento ao sobrenome. Entre eles está Joaquim Ribeiro de Avelar (1791-1863), barão de Capivari.

O jornalista Daniel Avelar, o empreendedor Rapha Avellar e o escritor Rômulo Avelar são algumas personalidades com o sobrenome.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima