Sobrenome ibérico toponímico, com origem na cidade espanhola de Ávila, em Castela. Antes chamada de Abula, Abulia ou Avela, o vocábulo viria do nome germânico Abila ou Awila – este mesmo prenome daria origem ao nome da cidade de Avilés, Astúrias, e também ao sobrenome Avilés ou Avilez.
O asturiano dom Vasco Ximeno estava entre os cavaleiros levados por dom Raimundo de Borgonha (1070-1107), genro do rei dom Afonso VI de Leão e Castela (1047-1109), para povoar a recém-conquistada Ávila, tomada pelos castelhanos aos mouros. Dom Vasco era casado com dona Olalha Garcez, com quem teve os filhos Ximeno, Fortun e Ximena Vasques, esposa de Fernão Lopes Trilho, alcaide de Ávila. Dom Ximeno Vasques foi governador de Ávila e dele descem gerações de governadores da cidade, de onde tomaram o sobrenome.
Durante o século 15 passaram a Portugal os irmãos Antão e João Gonçalves de Ávila, filhos de João Sanches de Bittencourt, netos de dona Elvira de Ávila e Jorge de Bittencourt. João Gonçalves de Ávila serviu na África, se estabelecendo mais tarde na ilha Terceira, onde casou com Leonor Álvares e deixou geração. Seu irmão Antão Gonçalves de Ávila também se dirigiu para o arquipélago açoriano, onde casou com Inês Gonçalves de Antona.
Alguns Ávila em Portugal descendem de Afonso Lopes de Ávila, fidalgo castelhano que deixou a Espanha por ter cometido assassinatos.
Da Península Ibérica e dos Açores, o sobrenome passou ao Brasil em várias épocas e lugares. O primeiro a chegar foi Garcia de Souza d’Ávila (1528-1609), que segundo alguns seria filho bastardo de Tomé de Souza (1503-1579), o primeiro governado-geral do Brasil (1549-53). Almoxarife de Salvador e construtor da Casa da Torre, na Praia do Forte, Garcia foi o homem mais poderoso da Bahia quinhentista.
Os Ávila também chegaram ao sul e ao sudeste do Brasil. Entre outros, mencionamos José de Ávila Neto, nascido na ilha Graciosa em 1749 e chegado a São Paulo em 1815.
O sobrenome também foi adotado por famílias judaicas. Entre alguns nomes, citamos Diego Arias d’Ávila, ministro do rei dom Henrique IV de Castela (1425-74), e Jacob de Ávila, condenado pela Inquisição em 1487. No Brasil, Jehosuah Ysrael de Ávila era membro da congregação Tzur Israel (1648-54), em Recife, durante o período holandês. Outros nomes aparecem entre os cristãos-novos, judeus convertidos à força, ao longo do século 18, principalmente na Bahia.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o poeta Affonso Ávila (1928-2012), o humorista Walter d’Ávila (1911-1996) e o jornalista Roberto d’Ávila.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA