Sobre Nomes

Azambuja

Azambuja é um sobrenome toponímico português, com origem na vila de Azambuja, distrito de Lisboa e Ribatejo. Além da indicação geográfica, o vocábulo Azambuja (de “azambujo” e também “zambujo” ou “zambujeiro”, de oliveira brava ou silvestre, ou o fruto da mesma) pode indicar uma alcunha primitiva. No século 13, a grafia era “Azambuya”.

O primeiro a usá-lo foi Fernão Gonçalves de Azambuja, filho de Gonçalo Fernandes de Tavares e dona Maria Rolim, senhora de Azambuja e filha de Childe Rolim, cavaleiro de origem flamenga, povoador e primeiro senhor da vila, recebida por mercê do rei dom Sancho I (1154-1211), em 1200, por ter a família Rolim participado da tomada de Lisboa aos mouros em 1147, no tempo do rei dom Afonso Henriques (1111-85). Dos filhos de Fernão Gonçalves de Azambuja com dona Dourana Godins (ou Ouroana Godina) descendem os do sobrenome Azambuja.

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou para o Brasil em 1683, com Manoel de Azambuja, cujo filho Francisco Xavier Azambuja (1708-68), nascido em São Paulo, se estabeleceria em Viamão, no século 18, como um dos primeiro sesmeiros do Rio Grande do Sul. De seu casamento com Rita Menezes, Francisco Xavier Azambuja teve doze filhos, geração que espalhou o sobrenome pelo Brasil.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Darcy Pereira de Azambuja (1901-70) e a cantora tradicionalista gaúcha Berenice Azambuja.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA