Barroso é um sobrenome toponímico português, com origem nas Terras de Barroso, em Trás-os-Montes (hoje concelhos de Montalegre e Boticas), norte de Portugal. O termo Barroso indica um lugar barrento ou onde há muito barro, sendo a região mencionada desde o século 10.
O mais antigo a usar a identificação como nome de família foi dom Egas Gomes Barroso, rico-homem que viveu durante os reinados de dom Sancho II (1209-48) e dom Afonso III (1210-79), período em que socorreu dom Fernando III de Leão e Castela, o Santo (1201-52), no cerco de Sevilha, em 1247. Era filho de dom Gomes Mendes Guedeão e dona Elvira Fernandes de Toledo, e bisneto de dom Gueda, o Velho. Tinha seu solar no lugar chamado Sipiões (Sepoens), nas Terras de Barroso. Foi casado com dona Urraca Vasques de Ambia, com quem teve vários filhos, descendentes que deram origem às famílias Barroso, Bastos e Alcaforados.
No Brasil
De Portugal o sobrenome passou aos Açores e ao Brasil, onde o nome mais conhecido na história é o do Almirante Barroso, nome do português Francisco Manuel Barroso da Silva (1804-82), barão do Amazonas e líder da Armada Imperial durante a Guerra do Paraguai.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista e escritor integralista Gustavo Barroso (1888-1959), o ator João Carlos de Albuquerque Melo Barroso (1950-2019) e o ministro do STF Luís Roberto Barroso.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA