Sobrenomes patronímicos italianos, com origem no nome próprio medieval Bartolus, de Bártolo ou Bartolomeo. O prenome vem do grego Bartolomaios ou do latim Bartholomaeus, que tem origem no aramaico bar-Tôlmai, “filho de Tolomeu”. Para alguns, Tolomeu (Tôlmai, Tholmai ou Tholomai) viria do hebraico para “sulco”; para outros, viria do nome próprio grego Ptolomeu.
De toda forma, é um nome bíblico e, assim, muito comum entre os cristãos. São Bartolomeu (também chamado de Natanael) era um dos Doze Apóstolos de Jesus.
No Brasil, há registros desses sobrenomes desde o final do século 19, com a chegada de imigrantes italianos. O pioneiro foi Francesco Bartilotti, chegado a Santos, São Paulo, no navio Navarre em 6 de outubro de 1882. Já Marco Bartolotti desembarcou no mesmo porto em setembro de 1890.
Entre alguns personagens históricos conhecidos com este sobrenome, temos o músico italiano Angelo Bartolotti (1615-81).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA