Sobrenome de origem religiosa, comum na Península Ibérica e na Itália. É uma alusão a São João Batista, aquele que, segundo os cristãos, foi o precursor de Jesus Cristo. João batizava nas águas do rio Jordão, por isso foi chamado de “o Batista”, do latim baptista, com origem no grego baptistés, “aquele que batiza”; em latim, baptisma, “imersão”.
Além de Batista, encontramos Baptista (Portugal) e também Bautista (Espanha), além de Battista, Battistuta e Battistotti (Itália). Muitas vezes, Batista é usado como segundo nome próprio.
No Brasil, o sobrenome chegou no século 16. Somente no Rio de Janeiro há registros de mais de vinte famílias vivendo na cidade entre os séculos 16 e 17. Entre alguns nomes, mencionamos o de João Batista (1585-1643), pedreiro, casado em primeiras núpcias com Isabel de Souza (1595-1627) e, depois de viúvo, com Felipa Romeira.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o escritor Manuel Sabino Batista (1869-99) e o empresário José Batista Sobrinho, conhecido como “Zé Mineiro”, patriarca da família Batista e fundador da JBS, gigante do agronegócio brasileiro.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA