Sobre Nomes

Beça, Bessa

Torre da Catedral Natividad de Nuestra Señora de Baeza, em Baeza, Espanha

Sobrenome toponímico ibérico, com origem na cidade espanhola de Baeza, na Andaluzia. Não há informações precisas sobre a etimologia da palavra. A cidade era chamada pelos romanos de Uiluatia, que se acredita vir do nome latino Vivatia (procedente do etrusco). Baeza também foi chamada de Biatia ou Beatia, além de Bayyasa — esta última pelos árabes durante a ocupação da Península Ibérica.

O primeiro a usar Baeza como nome de família foi dom Lopo Dias de Haro, senhor de Biscaia e conhecido pela alcunha de “Cabeça Brava”. Ele tomou a cidade dos mouros em 1227, passando a usar a identificação geográfica como sobrenome. Em Portugal, entre seus descendentes são conhecidos Pero Baeza, que recebeu brasão de armas do rei dom Fernando (1345-83) em 1381, e Juan Alfonso de Baeza, que recebeu mercês do mesmo rei em Alter do Chão e Vimieiro. Os descendentes aportuguesaram o sobrenome para “Beça” (ou outras variações, como Baeça e Bessa). Há registros de famílias judaicas com este sobrenome.

No Brasil, Beça ou Bessa está ligado a uma expressão muito popular, “à beça”, que tem como significado “em grande quantidade”. A origem é atribuída ao presidente Rodrigues Alves (1848-1919), que, admirando a eloquência de determinado cidadão, teria feito referência aos argumentos do jurista Gumercindo Bessa (1859-1913) em disputa com Rui Barbosa (1849-1923): “O senhor tem argumentos à Bessa”.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o poeta Bráulio Bessa.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA