O sobrenome Beethoven tem origem no antigo ducado de Brabante e nos Flandres, regiões dos Países Baixos, hoje na Bélgica. É um toponímico, vindo da aldeia belga de Bettenhoven, no município de Waremme, na Valônia. O nome da cidade tem origem no flamengo beet/biet, “beterraba” e hof ou hoven, “pátio” ou “quinta”, ou seja “o lugar de plantação de beterrabas” ou “jardim das beterrabas”. Alguns etimologistas, porém, acreditam quem a origem possa estar em Betuwe, na Holanda, e cujo significado seria “prados melhores”.
O sobrenome é mundialmente conhecido devido ao compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), cujo ancestral mais antigo conhecido é Jan van Bettehoven (1485–1571), que viveu em Kampenhout, perto de Mechelen, nos Flandres. O “van” do sobrenome não é um indicativo de nobreza, apenas uma preposição de indicação geográfica. No seculo 18, a família se mudou para Bonn, na Alemanha, onde o célebre compostor nasceu. Há variações como Bethof, Bethenhove, Bethove e Bethoven.
Não há indicações de imigrantes nem a presença de famílias com este sobrenome no Brasil. Curiosamente, o sobrenome é usado como nome próprio, caso do músico pernambucano Beethoven da Silva.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA