Sobre Nomes

Berenguer

Urso pardo em Vancouver, no Canadá

Sobrenome espanhol, especificamente catalão, com origem no nome próprio germânico Berengari (Berengário), derivado de beren ou ber (em alemão moderno, Bär), “urso”, e gari, “lança”. Ou seja, “a lança do urso”, que, quando usado como metáfora, pode ter o significado de “guerreiro astuto”.

É usado como nome de família a partir do século 14, embora os condes em Barcelona, Espanha, já o usassem frequentemente como prenome desde três séculos antes (o primeiro deles foi Berengário Raimundo, 1005-1035). Em Portugal, o sobrenome chegou no tempo do rei d. João III (1502-57), que concedeu mercê de brasão de armas e o foro de fidalgo da casa real a Pedro Berenguer de Lemenhano, em 12 de novembro de 1524. Cavaleiro da Ordem de Cristo, estabeleceu-se na ilha da Madeira, em um local que ficou conhecido como Quinta do Doutor, onde se casou duas vezes: primeiro com Isabel Rodrigues de Andrade e, mais tarde, com Maria Escócia, da família Drummond.

No Brasil, entre os primeiros com o sobrenome está o capitão-mor madeirense Francisco Berenguer de Andrada, que chegou a Pernambuco no começo do século 17 – o engenho de Jiquiá é mencionado como sendo de Berenguer em 1623. Ele atuou como um dos líderes da expulsão dos holandeses, em 1654. Casou-se com Joana de Albuquerque e Antônia Bezerra, deixando numerosa descendência.

Entre algumas personalidades com o nome de família, destacamos José Berenguer, ex-CEO do J.P. Morgan no Brasil e CEO do banco XP, além de diretor executivo do Conselho da Federação Brasileira de Bancos, presidente dos Conselhos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade e da Associação Brasileira de Bancos Internacionais.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA