Sobrenome patronímico espanhol, com origem no prenome germânico Bermund (Bermundo), onde ber significa “javali” (aqui, com o sentido de “guerreiro valente”), e mund, traduzido como “mão”, que serve de uma metáfora para “proteção”. O nome teria como sentido, então, “proteção de um guerreiro valente”. Como Bermundo era popular na Idade Média, o prenome passou a sobrenome, sendo muito comum na Espanha e, depois, na América Latina. Além de Bermudes e Bermúdez, mais frequentes, há ainda a forma Bermuz.
É conhecido como nome de família desde o século 12, principalmente nas regiões da Galícia, Andaluzia, Barcelona, Madri e Múrcia. O ramo mais antigo tem origem no nobre galego Trojas “Bermuiz”, que viveu entre os séculos 11 e 12 e construiu seu solar nos limites das províncias modernas de Pontevedra e La Coruña. No Brasil, há diversos imigrantes espanhóis com este sobrenome chegados principalmente no começo do século 20.
Algumas personalidades com este sobrenome são o advogado Sergio Bermudes e o tenente-brigadeiro do Ar e comandante da Força Aérea Brasileira (2019-21) Antonio Carlos Moretti Bermudez.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA