Sobre Nomes

Bohn

Imagem de colheres com diferentes tipos de feijão.

Sobrenome germânico com origem em uma profissão, a de cultivador de feijões. Pode, também, estar associado a uma alcunha, referência ao prato predileto ou o único possível de algum ancestral – em sentido pejorativo, já que o feijão era tido como algo insignificante. O vocábulo tem origem no médio baixo alemão bone, hoje Bohne, espécie de feijão pequeno, comum na Idade Média. Bohn (e Bohne ou Bohner), em casos específicos, pode também indicar um sobrenome toponímico (referência às localidades de Bohn, Bone e Bohnau, na Alemanha, ou Banín, na República Tcheca) ou patronímico (vindo do prenome Bonhard, cuja origem pode vir do latim bonus, “bom” ou “virtuoso”). Há referências ao sobrenome desde, pelo menos, o século 14, nas formas Bone ou Boneke. 

O sobrenome chegou ao Brasil no século 19, com o início do processo de imigração de populações de língua alemã. Entre os pioneiros, mencionamos o prussiano Mathias Bohn, agricultor católico chegado com a família a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 26 de outubro de 1846. Quase ao mesmo tempo, outro Mathias Bohn, solteiro, chegou a Vitória, no Espírito Santo, em 21 de fevereiro de 1847, dirigindo-se depois à colônia de Santa Isabel.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o político Elvino Bohn Gass e a escritora Giselle Bohn.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA