Botelho

Sobrenome português cuja origem é incerta. Pode ser derivado de um toponímico, de uma alcunha, ou de uma profissão ou ocupação; neste caso, da de fabricante de botelhas, frasco ou garrafas para líquidos. O vocábulo tem origem no latim vulgar butticula, diminutivo de buttis, tonel.

A tradição afirma que Martim Vasques Barba teria construído ou morado em um solar conhecido por Botelho, junto ao rio Lima. Do nome deste local seus filhos teriam tirado o sobrenome – embora a falta de preposição junto ao nome indique a  possibilidade de que se trate de uma alcunha.

Pedro e João Martins Botelho, filhos de Martim com dona Urraca (ou Elvira) Rodrigues, foram os primeiros a usar o sobrenome. O primogênito, Pedro Botelho, foi alcaide-mor de Sortelha e senhor da terra de Fões, no concelho de Azurara, durante o reinado de dom Afonso IV (1291-1357).

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou aos Açores e ao Brasil. Entre os administradores coloniais, Diogo de Botelho foi governador-geral (1602-07). Do arquipélago atlântico, entre outros, os filhos de Gonçalo Vaz Botelho, da ilha de São Miguel, chegaram ao Brasil ao longo da primeira metade do século 17.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a atriz e cantora Mariana Rios Botelho e o cantor e compositor Claudio Botelho.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima