Brandão

Sobrenome português com origem controversa. Pelo menos um dos ramos conhecidos tem origem toponímica.

O primeiro de que se tem notícia é Carlos Brandão, que chegou em Portugal junto com Henrique da Borgonha, o conde dom Henrique (1066-1112), em 1096. Viveu em Rio Meão, no local chamado Paços de Brandão, próximo ao mosteiro de Grijó, onde está sepultado. Genealogistas portugueses o tem como inglês ou normando, acreditando que tenha tomado o sobrenome do lugar onde morou.

Sobre o vocábulo “Brandão”, alguns etimologistas acreditam que a origem é o nome próprio germânico Blandiam, que em latim medieval era escrito como Brandanus ou Brendanus. Outros acreditam que vem do nome próprio irlandês Brénainn (ou Brendan, em inglês). Em português antigo, “Brandom”. Entre os nomes mais antigos conhecidos com este prenome está o de São Brandão (ca.484-577), monge irlandês, também grafado como São Barandão.

Brandão também nomeia velas grossas de cera, com origem no latim vulgar brandone, derivado do germânico brand, tição. Fato curioso é que a família de Carlos Brandão (do séc. 11) adotou um brasão de armas em cujo escudo estão representados cinco brandões.

Além da família de Carlos Brandão, existem outros grupos familiares que não têm ligação alguma com o Paços de Brandão. Entre eles, os que descendem de Duarte Brandão (ca.1440-1508). Filho bastardo de um ferreiro da comunidade sefaradita portuguesa, Duarte passou a Inglaterra por ter cometido assassinado em Portugal. Alcançando as graças do rei Eduardo IV (1442-83), converteu-se ao cristianismo, passou a se chamar Sir “Edward Brampton”, sendo investido cavaleiro da Ordem da Jarreteira e governador da ilha de Guernsey. Retornou a Portugal e emprestou elevada quantia de dinheiro ao rei de dom Afonso V (1432-81). Serviu também como conselheiro dos reis dom João II (1455-95) e dom Manuel I (1469-1521). Deixou descendentes Brandão e Brampton.

No Brasil

O sobrenome chegou ao Brasil em variadas épocas. Entre os primeiros, mencionamos o cristão-novo (judeu convertido ao cristianismo) Ambrósio Fernandes Brandão (1555-1618), chegado a Olinda em 1591, senhor de engenho e autor de Diálogos das grandezas do Brasil, de 1618.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o humorista Moacyr Augusto Soares Brandão, o Brandão Filho (1910-98), filho do poeta e teatrólogo João Augusto Soares Brandão (1844-1921), imigrante açoriano chegado ao Brasil em 1855; e o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima