Sobrenome português com origem em um apelido ou referência a um nome devocional. Pode derivar do latim blaesius ou blaesus, que significa “gago” ou quem confunde as letras, de onde procede o prenome Bleso ou Blasius, cujo nome mais conhecido é o de São Brás, mártir cristão-armênio do século 4 — o santo é padroeiro das doenças da garganta por ter retirado, com orações, o espinho da garganta de uma criança. Há quem acredite que a raiz seja a mesma de Basílio — Blassius e Basilius, que vem do grego basileios, “régio” ou “real”.
Há mais de uma família com este sobrenome sem que haja ligação entre elas. O sobrenome também é comum em sua forma arcaica, Braz.
No Brasil, Brás ou Braz aparece primeiro como nome próprio, no século 16, com Brás Cubas (1507-92), fundador da vila de Santos e governador da capitania de São Vicente (1545-49 e 1555-56). Como sobrenome, Brás chegou ao país em diversas épocas e regiões. Em São Paulo, a chácara do português José Braz, mencionado em 1769, deu origem ao bairro do Brás.
Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos o advogado Venceslau Brás ou Wenceslau Braz (1868-1966), presidente brasileiro (1914-18), e o ilustrador Júlio Emílio Braz.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA