Sobrenome toponímico italiano, com origem nas localidade de Breda di Piave, em Treviso, ou Breda Libera, em Bréscia. O nome tem origem no termo lombardo brayda ou braida, “terreno plano” próximo a um núcleo urbano. Há mais de uma família conhecida sem que haja ligação alguma entre elas.
No Brasil, o sobrenome chegou no final do século 19, com os imigrantes italianos. Entre os pioneiros, mencionamos Francesco Breda, natural de Treviso, chegado a Vitória no Espírito Santo, com a esposa Maria Modenese, em 22 de fevereiro de 1880. O casal se dirigiu para a colônia de Santa Cruz. Outras cinco famílias Breda desembarcaram no porto capixaba em 1882, mas há diversas outras famílias estabelecidas no Rio Grande do Sul e também em São Paulo.
Em alguns casos específicos, o sobrenome Breda pode indicar uma família holandesa, com origem na cidade de Breda, na província de Brabante do Norte. Neste caso, o nome é derivado de brede Aa, “largo de Aa”, uma referência a confluência dos rios Mark e Aa.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o ator Marcos Breda.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA