Sobrenome italiano com procedência no Vêneto, região nordeste da Itália, e cuja origem etimológica é desconhecida – talvez proceda do prenome latino-germânico Britizo, que, derivado de Brittus, deu origem a Brison. Além de Bresolin, Brezolin e Brisolin, existem variações como Brisiolin ou Brecolin. Há referências ao sobrenome desde o século 15.
O sobrenome começou a chegar no Brasil no final do século 19 com a imigração italiana. Giovanni Bresolin, de Treviso, chegou ao Rio Grande do Sul em 12 de fevereiro de 1884, estabelecendo-se no lote 21 do Travessão Alfredo Chaves, na então colônia Caxias. No mesmo local receberam lotes Giuseppe e Pietro Bresolin. Um pouco depois, no Espírito Santo, a família de Adriano Bresolin, também natural de Treviso, desembarcou em Vitória, em 28 de setembro de 1888, e se dirigiu para Cachoeiro de Itapemirim. Outro exemplo de imigrante, Angelo Bresolin chegou com a família em São Paulo, em 1888.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a escritora e tradutora Isolina Bresolin (1928-2014) e a atriz e influencer Carol Bresolin.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA