Sobrenomes toponímicos ibéricos, com origem em diversas localidades com estes nomes em Portugal (Cabreira) ou Espanha (Cabrera). O nome vem do latim capra, de “cabra”, a fêmea do bode, e de caprarius, o “pastor de cabras”.
A família mais antiga de que se tem notícias procede de Cabreira, próximo a Vigo, na Galícia espanhola, através do conde d. Osório de Cabreira, que chegou na Península Ibérica com o Conde d. Henrique (1066-1112), o conde de Portucale.
Mais tarde, em Portugal, Pedro Cabreira, que viveu no século 15, e Antão Cabreira, fidalgo castelhano que se casou em Olivença com Brites Lobo da Gama em 1473, deixaram descendência. Na América, o primeiro a chegar foi Jeronimo Luís de Cabrera, militar e explorador espanhol (1528-74), fundador de Ica, no Peru, e Córdoba, na Argentina, onde atuou como governador de Tucumán. No Brasil, tanto Cabrera quanto Cabreira aparecem nas listas de desembarque de imigrantes, principalmente no começo do século 20.
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes, destacamos o político português Tomás Cabreira (1865-1918) e o ilustrador brasileiro Pena Cabreira.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA