Caiado

Caiado é um sobrenome ibérico, com origem não completamente esclarecida. Há quem acredite que seja uma antiga alcunha portuguesa, de caiar, “cayado”, revestido de cal; ou caiar o rosto, pôr-lhe tinturas ou cosméticos para parecer alvo ou claro; dissimular. A procedência como sobrenome, no entanto, parece vir da Espanha.

Lopo Sanches de Gamboa, senhor de Olaço, na província de Guipúzcoa, viveu em Biscaia e foi alcaide-mor da vila de Gustaria, tendo passado a Portugal fugindo a perseguição do rei dom Henrique II (1334-79). Alguns genealogistas acreditam que “Caiado” venha de seu casamento com dona Sancha de Cayara, senhora de Atalaia, no reinado do rei dom Afonso de Aragão (1481-1500). Em Portugal, Cayara teria sido deturpado para Caiado, o que muitos acreditam ser pouco provável, visto que Caiado já seria conhecido na Espanha antes disto. Lopo Sanches fez residência em Nossa Senhora dos Mártires, no lugar que mais tarde pertenceria aos Condes de Ribeira. Um de seus descendentes, Nuno Caiado de Gamboa, recebeu brasão de armas do rei dom Manoel (1469-1521), em 2 julho de 1506.

No Brasil

De Portugal o sobrenome chegou ao Brasil. Em Goiás, onde a família está mais fortemente concentrada, o sobrenome chegou no século 18, com Manuel Caiado de Souza, que ganhou sesmaria na mata da Paciência, hoje município de Faina. Dele descende o ramo dos Caiado ligados à política goiana e nacional e cujo nome de maior expressão hoje é Ronaldo Ramos Caiado, médico, deputado federal, senador e governador de Goiás.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima