Sobrenome português cuja origem é desconhecida, sendo provável que venha de uma alcunha ou apelido (silencioso, quieto). O nome mais antigo conhecido é o de Lourenço Calado, vedor da Justiça e meirinho da Beira durante o reinado de dom Afonso IV (1291-1357). Mais tarde, no reinado de dom Afonso V (1432-81), existem referências a Martim Calado, escudeiro da Casa Real e alcaide dos montes do termo de Lisboa (1455), contador da comarca de Setúbal (1465), criado da rainha dona Isabel e cavaleiro de seu filho dom João II (1455-95) em 1486. Não há, no entanto, indicação de ligação entre eles.
No Brasil, um dos primeiros a chegar foi o frei Manuel Calado (1584-1654), que viveu por três décadas na Bahia e em Pernambuco, no Brasil Holandês. Ao longo da história, algumas pessoas com este sobrenome ganharam destaque, como o músico Joaquim Antônio da Silva Callado Júnior (1848-80), considerado um dos pais do choro, e Jesuíno Alves de Melo Calado (1844-79), o “Jesuíno Brilhante”, um dos precursores do cangaço.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista e romancista Antônio Calado (1917-97).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA