Calmon

Foto do Maciço Central em Aubrac, na região centro-sul da França.

Sobrenome toponímico de origem francesa, presente na Península Ibérica e bastante conhecido no Brasil, principalmente no Nordeste. Calmont é o nome de localidades nos departamentos de Aveyron e Haute-Garonne, na região sul da França. O vocábulo procede de calvus mons, “monte pelado”, “sem vegetação”. Além de Calmon, ainda existem variações como Chaumont, Chaumod e Chaumontet.

Da França, onde um ramo da nobreza mantinha um solar em Du Pin, o sobrenome passou a Portugal por meio de Bertrand (ou Beltrão) Calmon (1584-1656). De seu casamento em Lisboa com Maria de Tovar, nascem os filhos que espalharam o sobrenome no mundo lusitano, como João Calmon du Pin, o “Velho” (1620-71), integrante da expedição de Fernando de Mascarenhas, o conde da Torre, e o primeiro a chegar ao Brasil (1639).

Dele descente, entre outros, Miguel Calmon du Pin e Almeida (1792-1865), o marquês de Abrantes, deputado geral e senador pela Bahia, diplomata, ministro da Fazenda e dos Estrangeiros durante o Império. Talvez a personalidades mais conhecida com este sobrenome, no entanto, seja o historiador baiano Pedro Calmon (1902-85), autor de uma série de biografias e livros sobre a história do Brasil. Mencionamos ainda o diretor e produtor de telenovelas Antônio Calmon e a surfista Chloé Calmon, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019. A família ainda emprestou o sobrenome a dois municípios brasileiros, Calmon (Santa Catarina) e Miguel Calmon (Bahia).

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima