Camargo é um sobrenome toponímico espanhol, com origem no vale de Camargo, em Santander, Cantabria. O termo não tem origem certa, sendo muito provável que venha dos cântabros ou cibarcos (cabarcus), povos pré-romanos de língua celta (séc.3 a.C.).
Camargo é mencionado como nome de família desde o século 13. Entre os mais célebres portadores do sobrenome está o do navegador espanhol Alonso de Camargo (ca.1509-40), comandante de uma expedição ao Peru, que passou pela Terra do Fogo e o Estreito de Magalhães, chegando a Arequipa em 1540. Entre seus descendentes se encontra José (“Jusepe”) Ortiz de Camargo, nascido em Castela, filho de Francisco de Camargo e de Gabriela Ortiz, estabelecido em São Paulo por volta de 1585, sendo Juiz Ordinário (1611). De seus filhos com Leonor Domingues deixou vasta descendência.
No Brasil
No Sul do Brasil, o tropeiro Vicente Camargo, nascido em Sorocaba (SP) por volta de 1750, casou em 1779 com Ana Maria Pinto Bandeira, deixando também grande descendência. Em Santa Catarina, o café forte misturado com leite gordo e fresco é denominado camargo. A origem é obscura, mas é provável que tenha origem no antropônimo Camargo.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos os escritores Oswaldo de Camargo e Dilan Camargo e o ator Felipe Camargo.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA