Sobre Nomes

Caminha

Caminho entre várias árvores em Janina, na Grécia

Sobrenome toponímico lusitano, com origem na vila de Caminha, na antiga Galícia, hoje região do Alto Minho, extremo norte de Portugal. A etimologia do nome está ligada a Fernando Caminio, nome de um cavaleiro galego que fundou a vila no século 13. “Caminio” tem origem no latim camminus (ou do celta cammino), “terra pisada por onde habitualmente se transita”. A expressão era usada para identificar quem tinha casa no caminho rural, em oposição aos que habitavam o povoado.

O filho de Fernando Caminio, João Caminha, viveu no tempo do rei português d. Afonso III (1210-79). Segundo alguns genealogistas, estes seriam descendentes de Paio Pais Caminha, contemporâneo do conde d. Henriques (1066-1112) e d. Nodinho, da terra de Neiva e cavaleiro de d. Fernando I de Leão (1016-1065).

No Brasil, o sobrenome está diretamente ligado à história do país com Pero Vaz de Caminha (1450-1500), escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, que chegou a Bahia em abril de 1500, e o responsável por dar a notícia ao rei d. Manuel I (1469-1521).

Existem famílias sem ligação com os primeiros Caminha, uma vez que diversos cristãos-novos adotaram o sobrenome. É o caso de Francisco Peres Caminha (cujo nome judaico era Aarão Cohen), lisboeta e sumo sacerdote em Amsterdã, na Holanda, em 1650, e Luís de Valença Caminha, morador no Engenho Velho, Paraíba, em 1729.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o professor e escritor Edmílson Caminha.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA