Sobrenomes com grafias semelhantes e origens distintas. Na Península Ibérica, deriva do latim cannella, cana pequena. Pode estar associado a um vendedor de especiarias (à casca odorífica da caneleira) ou a um topônimo. Na Espanha, há uma vila de nome Cañellas, na província de Barcelona – em catalão Canel ou Canela, que seria uma variação de candela, “fabricante de velas”. Em Portugal, a origem seria a quinta de Canelas ou Canellas. Na Itália, pode ser um patronímico, “filho de Can”, ou um sobrenome ligado a uma profissão, ao comércio de especiarias (a canela) ou a vinicultores que usavam um pequeno tubo de madeira de canela na drenagem de barris.
Em Portugal, genealogistas apontam João Pires de Canelas (ou “Canellas”), morador de Lisboa, ou Fernão Martins de Almeida, que comprou a quinta de Canelas e cujos filhos tomaram o sobrenome, no século 12, como os primeiros a usarem Canelas como nome de família. Na Itália, um notário de nome Dionisio Canella viveu no século 13.
As diversas formas do sobrenome, sem ligação alguma entre eles, chegaram ao Brasil principalmente ao longo do século 19. Entre muitos outros, mencionamos o português José Duarte Canellas, chegado em 1887, o italiano Domenico Canella (1887) e o espanhol Juan Canellas (1890).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Marcelo Canellas e o bispo-emérito dom Thadeu Gomes Canellas.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA