Sobrenome brasileiro, com origem em Guilherme Schüch (1824-1908), filho do bibliotecário austríaco Rochus Schüch, que veio ao Brasil com a princesa d. Leopoldina, em 1817. Entre muitas outras coisas, Guilherme foi o responsável pela instalação da primeira linha telegráfica no Brasil e o fundador do Telegrafo Nacional, em 1852. Naturalista destacado, recebeu a Imperial Ordem da Rosa e a Ordem de Cristo, além do título de barão de Capanema, em 1881.
Capanema era o nome de sua propriedade em Curitiba, Paraná, onde cultivava um pomar, descrito na época como um “jardim botânico”. O lugar deu origem ao atual bairro do Jardim Botânico.
A origem etimológica de Capanema é tupi, referência a “mato ruim” (kaá e panema), ou seja, “mata ou lugar onde não há caça”.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o bisneto de Guilherme Schüch, Gustavo Capanema (1900-85), ministro da Educação (1934-45).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA