Sobrenome tipicamente brasileiro, com origem indígena. É um exemplo incomum de nomes de família com etimologia ligada às raízes locais. A origem estaria no apelido dado pelos Tupinambá ao náufrago português Diogo Álvares Correia (1475-1557), que teria chegado à Bahia na primeira década do século 16.
Caramuru era o nome dado pelos indígenas à moreia, um peixe elétrico, mas há diversas teorias sobre o étimo. Uma delas afirma que o nome viria de Karamurú ou Karaimuru (kara, abreviatura de karaíba, “homem branco”, e murú, “trovão” ou “do fogo’), ou seja, “homem branco do trovão”, o que seria uma alusão ao uso que Diogo Álvares teria feito de uma arma de fogo, desconhecida pelos primeiros habitantes brasileiros, ou a descrição de um naufrago, “homem saído do mar”.
Casado com Paraguaçu, a filha do chefe da tribo, Caramuru teve quatro filhos com ela. Deixou ainda inúmeros outros descendentes com diversas mulheres indígenas. A história de Diogo Álvares foi contata por frei Santa Rita Durão no poema épico Caramuru, de 1781, que consagrou e popularizou o nome no Brasil.
Embora existam diversos descendentes conhecidos de Diogo Álvares Correia, Caramuru só foi adotado como nome de família muito tempo depois. Não há um único ramo do sobrenome, podendo, assim, identificar famílias distintas.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o diplomata Marcos Caramuru.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA