Carrasco

Foto de um fruto do gênero Quercus, conhecido popularmente como carvalho.

Sobrenome toponímico ibérico, com origem em uma planta conhecida como quermes ou carrasco (Quercus coccifera), um arbusto similar ao carvalho e à azinheira, e que nomeia algumas localidades na Espanha. O vocábulo teria origem ibero-romana, em karr ou car-gar, “pedra”, devido ao fato de que este arbusto cresce invariavelmente em terreno pedregoso (“carrascaes” em português). A mesma associação ocorre na língua basca, em que o termo para carvalho é haritz, que se aparenta com harria, “pedra”.

Alguns genealogistas acreditam que o nome de família não venha de um topônimo, mas de uma alcunha primitiva, sendo “carrasco” uma forma reduzida de “carrasqueiro”.

É usado como sobrenome desde, pelo menos, o século 14, na região de Burgos, em Castela e Leão, Espanha, e passou dessa localidade para Portugal no século seguinte – segundo alguns, da Andaluzia para Moura. Entre os nomes mais antigos em Portugal está o de Belchior Nunes Carrasco, executor de penas capitais que viveu em Lisboa no século 15, motivo pelo qual o termo “carrasco” passou a ser sinônimo de algoz ou verdugo. 

No Brasil, o sobrenome chegou no século 17, com Miguel Garcia Carrasco (1595-1658), natural de S. Lucas de Cana Verde, provavelmente na Espanha, e tronco de numerosa família. Sertanista e bandeirante, tomou parte nas lutas contra os tamoios e tupiniquins, e participou do ataque a Guairá, em 1628. Em 1638, solicitou concessão e recebeu uma sesmaria na capitania de São Vicente. Foi um dos signatários da aclamação de Amador Bueno (1641). Casou-se com Margarida Fernandes (1616) e Izabel João.

No Nordeste, outro importante tronco familiar procede de Francisco Vaz Carrasco e Inês de Vasconcelos, vivos no século 17 – seu filho primogênito, Manoel Vaz Carrasco e Silva, nasceu em Pernambuco, em 1673.

Carrasco também foi adotado como sobrenome por famílias de cristãos-novos (judeus sefarditas) estabelecidos na Península Ibérica.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima