Sobrenome toponímico espanhol, com origem em Carrión de los Condes, na província de Palência, em Castela e Leão, ou em Carrión de los Céspedes, na província de Sevilha, na Andaluzia. A primeira cidade deve seu nome primitivo ao rio Carrión, recebendo a designação “de los Condes” somente no século 16. A etimologia vem de carreo, do latim carrus, “carruagem de rodas”, “carro”, embora alguns genealogistas afirmem que a palavra derive do termo pré-romano kar, “pedra”, que viria do indo-europeu ker, “cortar”.
A linhagem familiar mais antiga conhecida é do cavaleiro asturiano Alonso Carreño, que participou da tomada de Carrión (de los Condes) aos mouros, servindo ao rei Afonso II das Astúrias (759-842). Os árabes chamavam o lugar de Castelo de Monte Argel. Alonso construiu um solar na cidade e tomou o nome do lugar como identificação familiar. Mais tarde, em 1147, o rei Afonso VII (1105-57) concedeu aos descendentes de Alonso, Luis López de Carrión e Diego Muñoz de Carrión, privilégios sobre a vila.
O sobrenome se espalhou pela Espanha, chegando na América no século 16. No Brasil, o espanhol João Maria Carrion é mencionado no Rio de Janeiro, em 1821. Mais tarde, no começo do século 20, diversos imigrantes Carrión desembarcaram no país. Há famílias de origem sefardita, de judeus ibéricos, que usam o sobrenome.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o historiador e político Raul Carrion.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA