Sobrenome toponímico italiano com origem em um castelo ou lugar fortificado, ou em uma das quatorze localidades com o nome Castello na Itália. O vocábulo tem origem no latim castellum, derivado de castrum, “fortificação”. Há um número muito grande de nomes de família europeias que tiveram origem em fortificações militares. Na Itália, temos Castellan, Castellani, Castèlli, Castello, Castellone e Castiglio, entre muitos outros. Não há, claro, ligação de parentesco entre essas famílias.
No Brasil, o sobrenome está presente desde o final do século 19 com o início da imigração italiana. O pioneiro foi Giovanni Castelli, natural de Casteleone, que chegou com a família em Vitória, no Espírito Santo, a bordo do vapor Ester em 25 de janeiro de 1877. A família de Bartolomeo Castelli veio no mesmo navio. Mais tarde, as duas se dirigiram para o Sudeste. Para mencionar sobrenomes com a mesma origem etimológica temos, entre outros, Giuseppe Castellan (1878, Rio Grande do Sul), Giovanni Castello (1884, São Paulo) e Antonio Castello (1891, Rio Grande do Sul).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o escritor Geraldo Castelli, criador da primeira faculdade de hotelaria do Brasil. Embora o sobrenome seja usado como nome artístico, uma das pessoas mais conhecidas com este nome de família é o ator Henri Castelli, cujo nome real é Henri Lincoln Fernandes.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA