Ceresa — e variações como Ceresero, Ceresi, Cereso, Cerezo e muitas outras — é um sobrenome de origem italiana e ibérica (principalmente espanhola e catalã). Vem do latim ceresarius ou cerasum, de ceresia, “cereja”, e está ligado ao cultivador de cerejas ou a um produtor ou comerciante da fruta. Na Itália, em alguns casos, pode vir de um apelido dado por característica física de um ancestral (com o nariz rosado, por exemplo).
Em italiano, cereja é ciliegia, mas existem variações dialetais — na região centro-sul da Península Italiana, cereja é ceresa ou cerisa, por isso o sobrenome Ceresa é mais comum. Na Espanha, as formas mais populares são Cereza e Cerezo (em catalão, Cirera e Cirerer). O sobrenome Cereser tem a mesma raiz etimológica.
No Brasil, o sobrenome chegou com os imigrantes italianos e espanhóis no final do século 19 e começo do século 20, principalmente na região Sudeste. Entre alguns nomes italianos, mencionamos o de Victorio Ceresi, chegado a São Paulo em 1891; e o de Vittore Ceresa, vindo do Piemonte e chegado com a esposa a Vitória, no Espirito Santo, em 1895. Entre os espanhóis, citamos Plácido Cerezo (1904) e José Cerezo (1906), ambos desembarcados em São Paulo.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o ex-jogador de futebol Antônio Carlos Cerezo, o Toninho Cerezo.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA