Cereser

Algumas cerejas vermelhas ainda na árvore

Sobrenome italiano com origem em uma ocupação. Deriva do latim ceresarius, “produtor ou cultivador de cerejas” (de cerasia ou ceresia), sendo comum na Itália Setentrional o uso, em dialetos regionais, de vocábulos como ceresa ou saresa, de onde vem o nome de família – em italiano, o nome da fruta é ciliegia.

O nome de família é bastante comum na região do Vêneto, e também em Friuli, Lombardia e Piemonte. Entre algumas variações, temos, com a mesma raiz etimológica, os sobrenomes Cereso, Ceresole e Ceresolo.

No Brasil, o sobrenome chegou no final do século 19 com a imigração italiana. Provavelmente o nome mais conhecido no país esteja associado à família de Santo Cereser, estabelecida em São Paulo na década de 1880. O imigrante desembarcou sozinho no Brasil em 1886 – a esposa Maria Piacentini e os sete filhos chegariam dois anos depois. Produtores de vinho, o filho Humberto Cereser (1878-1936) fundou em 1926, em Jundiaí, São Paulo, a vinícola Cereser, mais tarde produtora da Sidra Cereser, embrião do grupo CRS Brands, maior indústria de bebidas da América Latina.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima