Sobrenome toponímico português com origem na freguesia de Chacim, em Macedo de Cavaleiros, ao norte de Portugal.
O vocábulo tem origem controversa. Para alguns etimologistas, Chacim viria do latim Flaccini, genitivo de Flaccinus (a “quinta de Flacino”), que procede do adjetivo flaccus, “fraco, pendente, mole” ou “que tem orelhas compridas”, o que indicaria a característica de um ancestral que deu nome ao local.
Na língua portuguesa, “chacim” tem como significado “porco” e, para alguns pesquisadores, estaria ligado à mesma raiz da palavra “chacina” — do latim vulgar siccina, “carne seca”. No antigo brasão de armas da família, o timbre é um javali.
De qualquer forma, o sobrenome é bastante antigo, sendo conhecido desde o século 12 com dom Martim Pires de Chacim, que foi casado com dona Froile Nunes, filha ilegítima de dom Nunes Pires de Bragança (nobre no reinado de dom Sancho I, 1154-1211) e de Maria Pigaça. No Brasil, o primeiro com este sobrenome parece ter sido Gonçalo Simões de “Chassim” (1640-1720), natural de Portimão, no Algarves, e casado em São Paulo com Maria Leme de Brito (1640-87). Gonçalo foi grande fazendeiro no vale do Parnaíba, onde foi líder político.
Entre alguns nomes conhecidos com parentesco Chacim ou Chassim, destacamos o coronel Manoel Monteiro Chassim, de Itabira, Minas Gerais, tetravô do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA